Criação de Fórmulas Microsoft Excel (Parte 2)

No último Post da categoria Excel (Criação de Fórmulas Microsoft Excel (Parte 1)), expliquei como realizar cálculos em uma planilha. Em todos os exemplos, utilizei valores fixos, ou seja, digitei os números diretamente nas células.

Neste post, vamos entender como fazer fórmulas utilizando referências às células e quais às vantagens.


Referência Relativa

Antes de explicar, peço que observe a planilha abaixo:
Controle de Produtos - Referência Relativa no Excel

O objetivo dessa planilha é ter um controle do Lucro estimado de cada produto, considerando a Quantidade em Estoque.

Por exemplo, para calcular o Lucro Estimado do primeiro produto (Câmera Digital), bastaria multiplicar o Preço Unitário (R$ 154,00) pela Quantidade em Estoque (120).

Considerando o que aprendemos no post anterior, nós teríamos que seguir os seguintes passos:

  • Selecionar a célula D4;
  • Digitar: =154*120
Fórmula sem referência no Excel
  • Pressione a tecla Enter;
Pronto, deve aparecer o resultado R$ 18.480,00.

Agora, você já pensou se tivéssemos uma planilha com 2 mil produtos? Já imaginou ter que calcular a quantidade e o preço de produto por produto para ter todos os lucros estimados? Com certeza isso seria uma tarefa bem chata.

Mas veja como tudo fica mais fácil utilizando Referência Relativa:

  • Selecione a célula D4;
  • Digite: =B4*C4:
Fórmula com referência no Excel
  • Pressione a tecla Enter;
Você deve estar pensando: “Não vi diferença alguma!”. Pois o resultado apresentado, é o mesmo.

Mas continue seguindo os passos abaixo e veja como vale a pena fazer Referências às células:

  • Selecione novamente a célula D4 (não apague a fórmula com referências);
  • Perceba que no canto inferior direito da célula (D4), existe um pequeno marcador quadrado;
Resultado da fórmula com referência no Excel

  • Posicione o cursor do mouse sobre ele e perceba que o ponteiro fica no formato de uma cruz fina;
Arrastando com a Alça de Preenchimento no Excel

  • Clique segure e arraste até a célula D8 (Último produto). Observe que ele irá calcular o Lucro Estimado de todos os outros produtos;
Resultados após arrastar com a Alça de Preenchimento

Prontinho! Tudo Calculado!

Se tivéssemos arrastado com a alça de preenchimento quando a célula estava com a fórmula =154*120 (Sem Referência), o Excel iria copiar o valor da célula D4 (R$ 18.480,00) para as células abaixo.


Outra grande vantagem é que ao alterarmos o valor ou a quantidade de qualquer produto, o Excel calculará automaticamente o Lucro Estimado. Se não usássemos referências, isso não aconteceria.

Então, você deve estar se perguntando: “Como o Excel consegue fazer isso?”. Simples:

Basta navegar pelas células que calculam o Lucro estimado (Coluna D) e observar a Barra de Fórmulas. Você perceberá que os endereços da fórmula mudam de acordo com célula selecionada:
Ao arrastar para baixo, os números mudam: =B4*C4 vira =B5*C5, depois B6*C6 e assim por diante.

Observe que apenas os números mudam: B4 vira B5, que vira B6, depois B7, e assim por diante.

Com C4, acontece a mesma coisa: C4 vira C5, que vira C6, C7, até C8.

Isso ocorre porque quando arrasto uma célula para baixo com a alça de preenchimento, eu navego entre as linhas pois, em uma planilha, as linhas são nomeadas por números: Linha 1, Linha 2, Linha 3, e assim vai.

Por isso que chamamos essa referência de “Relativa” (Que muda). Pois os valores das células mudam conforme arrastamos uma célula pela alça de preenchimento.

Isso quer dizer que se nós tivéssemos 2 mil produtos, teríamos que fazer o cálculo do primeiro e depois, bastava arrastar com a Alça de Preenchimento (Ou dar um clique duplo na alça de preenchimento).

A referência relativa também funciona quando precisamos arrastar uma célula para os lados. Observe que na imagem abaixo, temos o mesmo exemplo, só que de forma horizontal:
Ao arrastar para direita, as letras mudam: =B4*B5 vira =C4*C5, depois =D4*D5 e assim por diante.

Neste caso, eu digitei a fórmula “=B4*B5” na célula B6 e arrastei para direita.

Perceba que, nesse caso, apenas as letras das fórmulas mudam: B4 por exemplo vira C4, que vira D4, depois E4 e por último F4.

Já B5 vira C5, que virá D5, depois E5 e por fim F5.

Isso ocorre porque como arrastei a alça para direita, estou variando de coluna e as colunas são representadas por letras: Coluna A, Coluna B, Coluna C, e assim por diante.

5 comentários:

  1. Sim, gostei. Mas eu tenho uma situação que não consigo resolver. Vou tentar explicar e, se for possível, agradeceria sua ajuda. Tenho o seguinte cenário: A1=2; B1=3; C1=4; A2=6; B2=8; C2=10; A3=12; B3=14; C3=16 e assim por diante. Contiuando: E1=20; F1=30; G1=40; E2=50; F2=60 e G2=80. Agora vamos a Fórmula, por exemplo, SOMA: Em I1 eu tenho a seguinte fórmula: =A1+$E1+B1+$F1+C1+$G1. Agora é que está o meu problema: Se eu arrastar a fórmula de I1 para J1 vou manter E1, F1 e G1 e será deslocado A1 para B1, B1 para C1 e C1 para D1. O que eu pretendo é que A1 se desloque A2, B1 para B2, C1 para C2 e assim por diante e, ainda, quando eu deslocar I1 para I2, J1 para J2 e K1 para K2, que a sequencia inicie em A1; B1 e C1 e se desloquem novamente para A2, B2, C2 e assim por diante. Existe alguma forma de fazer isso. O resultado seria os seguintes: Em I1 teria 99; em J1 teria 114 e em K1 teria 132, em I2 teria 199, em J2 teria 214 e em K2 teria 214 e por ai vai. Obrigado. Delmonangelo@terra.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá, desculpa a demora. Deixei pra depois e acabei esquecendo.

      Pra resolver esse problema, temos que nos preocupar em como as informações ficam dispostas antes de efetuar a fórmula.

      No caso, a faixa de células que vai de A1 até C3 esta escrita de forma inversa. mas é fácil resolver, para isso, basta utilizar o comando TRANSPOR para efetuar esse ajuste. Então, faz assim:
      - Selecione de A1 até C3;
      - Clique no menu EDITAR e depois em COPIAR (ou pressione CTRL + C);
      - Selecione uma célula vazia, por exemplo "A6";
      - Clique no menu EDITAR e depois em COLAR ESPECIAL;
      - Marque a opção TRANSPOR;
      - Clique em OK.

      Repare que os valores foram coladas entre as células A6 e C6 de forma invertida (as linhas viraram colunas e as colunas viraram linhas).

      Depois, na célula I1, basta digitar a seguinte fórmula:
      =A$6+$E1+A$7+$F1+A$8+$G1

      Repare que passei a utilizar os valores do novo bloco. Outra coisa é que travei as linhas da nova faixa de células, ou seja, substitui A1 por A$6, B1 por B$6 e C1 por C$6

      Os valores bateram, só o último (K2) que deu 232 e o seu deu 214. Mas acho que o meu esta certo (posso estar enganado).

      Ufa, acho que é isso. Espero ter ajudado.


      Abraço!

      Excluir
  2. Rapaz, eu entendi a sua dúvida. Mas deu um pouco de trabalho. :)

    Vamos lá, sua situação pode ser facilmente resolvida se sua primeira faixa de células (De A1 até C3) fosse organizada de forma que as linhas fossem colunas e vice-versa.

    Ficaria assim:
    A1=2, B1=6 e C1=12
    A2=3, B2=8 e C2=14
    A3=4, B3=10 e C3=16

    Isso é facilmente modificado recortando essa faixa de células (CTRL+X) e depois, vai em Colar Especial e marque a opção transpor.

    Depois, em I1, sua fórmula ficará da seguinte forma:
    =A$1+$E1+A$2+$F1+A$3+$G1

    Lembrando que o $ antes da letra trava a coluna e o $ antes do número trava a linha. Pois em uma planilha, as LETRAS representam as COLUNAS e os NÚMEROS representam as LINHAS.

    Depois é só arrastar da mesma forma que você descreveu.

    Observação: a única coisa que não bateu foi o resultado da célula K2. Aqui deu 232 e no seu deu 214. Já conferi e acho que o seu que esta errado.

    Abraço amigão! Obrigado por usar o Blog!

    ResponderExcluir
  3. Olá, então a fórmula de desconto é =PREÇO UNITÁRIO*QUANTIDADE DO PRODUTO?

    Bom eu gostaria de saber também o que é situação de estoque e qual é a sua fórmula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, acho que houve um mal entendido.

      Na verdade, a fórmula "=PREÇO UNITÁRIO*QUANTIDADE DO PRODUTO" é usada para descobrir o lucro estimado.

      Então se você esta vendendo 100 pães e cada pão custa 1 real, o lucro estimado é de 100 reais:

      = 100 pães * 1 real = 100 reais

      Para ter um controle de estoque, a situação já muda de figura. Precisaria de um sistema que registraria as vendas efetuadas, as compras de produtos com fornecedores, as perdas, as devoluções, etc. e com base em todos esses números seria calculado exatamente a quantidade em estoque de cada produto.

      Esse sistema, por ser mais complexo, deveria ser desenvolvido utilizando outra ferramenta. Não necessariamente o Excel.

      Espero ter ajudado! Abraço!

      Excluir

O que você achou do post? Faça um comentário.

Aprenda a receber dados de Formulário com PHP

Existem três arrays associativos que podemos usar para receber dados de Formulários HTML em PHP. São eles: $_GET , $_POST e $_REQUEST . O...