Operações Aritméticas com PHP

Agora vamos aprender a utilizar os Operadores Aritméticos do PHP e veremos como realizar cálculos na linguagem.


Segue abaixo a lista de Operadores Aritméticos:
Operador Nome
+ Adição
- Subtração
* Multiplicação
/ Divisão
% Módulo (Resto da divisão)

Observando a tabela acima percebemos que os operadores de Adição (+) e Subtração (-) são os mesmo que usamos na matemática convencional. Já para realizar cálculos de Multiplicação e Divisão, utilizamos o Asterisco (*) e a Barra (/) respectivamente.

Sabendo disso, observe o código abaixo:
<?php
$anoNascimento = 1981;
$anoAtual = 2010;
$idade = $anoAtual - $anoNascimento;
echo "Hoje eu tenho " . $idade . " anos.";
?>
Ao executar o código acima, teremos o resultado "Hoje eu tenho 29 anos." já que o resultado da subtração 2010-1981 é igual a 29. Repare que, na penúltima linha, usamos o Operador de Concatenação ponto (.) para colocar o resultado da subtração (que é um inteiro) entre duas Strings.

Se quiséssemos efetuar o cálculo diretamente na declaração echo (sem criar a variável $idade), nós teríamos que colocar a operação entre parênteses conforme abaixo:

<?php
$anoNascimento = 1981;
$anoAtual = 2010;
echo "Hoje eu tenho " . ($anoAtual - $anoNascimento) . " anos.";
?>
Esse código, retornará o mesmo resultado do anterior.


Operador Módulo

Em PHP, existe também um operador chamado Módulo (%) que é usado para descobrir o resto de uma divisão. Normalmente usamos o Operador  de Módulo para descobrir se um inteiro é par ou ímpar, já que se o resto da divisão por 2 (dois) for zero, o número é par. Caso contrário, é ímpar.

Confira o código abaixo:

<?php
$numerador = 29;
$denominador = 2;
$resto = $numerador % $denominador;
echo "O resto da divisão é " . $resto;
?>
Ao executar o código acima, o retorno será "O resto da divisão é 1".

Leia mais:

Um comentário:

  1. Eu fiz um formulário de compra onde o usuário necessita ter uma certa quantidade de pontos para comprar o produto sendo que se o usuário tiver 1000 pontos e comprar algo de 500 pontos e comprar seguidamente vai ter uma hora que o número fica negativo mais eu gostaria que antes que isso ocorrese o sistema calculase quantos pontos o usuário tem e quantos ele precisa caso ele não tenha pontos suficientes ao clicar no botão o script não calcule assim não vai enviar para o banco de dados ele vai continuar com os mesmos pontos tipo:
    tenho 200 pontos mais quero comprar algo de 300 se eu quiser eu clico em comprar e os meus pontos vão almentando e vão ficando negativo porém se ele fosse fazer essa compra o script não se executaria e quando ele clica-se no botão de comprar desse um erro

    ResponderExcluir

O que você achou do post? Faça um comentário.

Aprenda a receber dados de Formulário com PHP

Existem três arrays associativos que podemos usar para receber dados de Formulários HTML em PHP. São eles: $_GET , $_POST e $_REQUEST . O...