Nesse post, vamos aprender outras maneiras de abrir e fechar um Bloco PHP. No entanto, para conseguir isso, é necessário ajustar o arquivo de configurações do PHP (o arquivo php.ini).
Como acessar o php.ini?
Quando instalamos o php separadamente no Windows (sem o Wamp), normalmente o arquivo está na pasta windows dentro de c: (c:\windows\php.ini).
No meu caso, como estou usando o Wamp, o arquivo php.ini da minha máquina esta localizado em C:\wamp\bin\apache\apache2.2.6\bin\php.ini.
Outra forma de acessar o php.ini é diretamente através do Wamp. Basta clicar no Ícone do Wamp na Área de Notificação do Windows (ao lado do relógio), aponte para PHP e, por fim, clique em php.ini conforme abaixo:

Nota 1: Tenha muito cuidado ao alterar o php.ini, alguns erros podem fazer com que os Arquivos PHP não funcionem corretamente ou parem de funcionar.
Nota 2: As linhas do php.ini que iniciam com ponto-e-vírgula (;) são Linhas de Comentário, ou seja, ao alterar ou remover essas linhas, nada mudará.
Com o php.ini aberto, pressione Ctrl + F e localize a linha que inicia com short_open_tag (sem ponto-e-vírgula antes). Ela deve estar assim:
short_open_tag = Off
Substitua por:
short_open_tag = On
Salve as alterações no arquivo Clicando em Arquivo e depois em Salvar (Ou Ctrl + S).
Para testar as alterações, reinicie os Serviços do Wamp clicando em seu Ícone na Área de Notificação e depois em Restart All Services:

Com isso, agora podemos abrir Blocos PHP conforme abaixo:
<?
echo "Repare que agora não precisamos colocar o nome da linguagem na abertura";
?>
echo "Repare que agora não precisamos colocar o nome da linguagem na abertura";
?>
Outra vantagem é que, com essa configuração, também podemos abrir o php assim:
<?="Essa forma é ideal para textos curtos"?>
É possível até configurar o php.ini para permitir a abertura de Blocos PHP assim <% e o fechamento assim %>. Igual em ASP (Linguagem concorrente do PHP).
Para isso, abra novamente o php.ini e procure pela linha:
asp_tags = Off
E altere para:
asp_tags = On
Salve o arquivo e Reinicie os Serviços. Se quiser testar, pode usar o Script abaixo:
<%
echo "Repare que para abrir e fechar, usei % e não ?";
%>
echo "Repare que para abrir e fechar, usei % e não ?";
%>
Ná prática, aconselho que você use a abertura e o fechamento padrões da linguagem, ou seja, inicie os Blocos PHP com <?php e termine com ?>.
Imagine fazer um site inteiro com vários arquivos, depois que tudo está funcionando direitinho na sua máquina, você faz upload e, na hora de testar online, percebe que o Servidor de Hospedagem não dá suporte às aberturas e fechamento do PHP que você usou.
É importante comentar que a maioria dos Serviços de Hospedagem de sites não te dão acesso ao php.ini.
Leia mais:
- Aprenda agora a Criar Variáveis e usá-las em PHP;
- Não tem o Ambiente de Desenvolvimento instalado no seu computador? Veja como Instalar o PHP, o Apache e o MySQL no Windows com apenas alguns cliques;
- Não sabe nada de PHP? Comece com: Introdução ao PHP;
- Não conhece nem HTML? Comece com: Introdução ao HTML;
Interessante estas dicas. Eu já tinha pensado sobre isto antes, mas não tinha resposta para minha dúvida. Vi php na faculdade e o professor não mencionava nada sobre estas coisas...
ResponderExcluirInfelizmente a faculdade por mais cara ou conceituada que seja nao forma ninguem a programador os professores ate tentam mais os exemplos e tempo e mto curto..
ResponderExcluirTem razão! Sei muito bem o que é isso e na experiência que tive, reparei que a maioria dos outros alunos não gostavam quando eu reclamava. Isso por que só queriam o diploma.
ExcluirEsse é um dos motivos de eu escrever esse blog. Tento explicar algo que a faculdade não mostra.
Valeu pela dica. Obrigado
ResponderExcluirvalew
ResponderExcluir